Blog Posts

  • [Público] O Falocentrismo da Guerra

    Em meio às consequências de uma crise pandémica que vitimou milhares de pessoas em todo o mundo e alterou as nossas formas de vida, o mundo agora confronta-se com mais uma crise “às portas” da Europa. Mas, o que esta guerra entre a Rússia e a Ucrânia evidencia, que tantas outras guerras e crises humanitárias…

  • [Cadernos Arendt] O Imperialismo e o Colonialismo nas Origens do Totalitarismo

    A fim de diagnosticar as origens do totalitarismo, em seu livro Origens do totalitarismo – publicado originalmente em 1951 –, na secção sobre o imperialismo, Hannah Arendt reflete como a emancipação política da burguesia se estabeleceu através da dinâmica política entre colónias de colonos, centros imperiais e grupos nativos. A partir do estudo do imperialismo…

  • [Alice News] Desmistificar a hegemonia de esquerda na academia

    «A academia é um bastião de esquerda», é um refrão recorrente nas narrativas de direita e extrema-direita sobre as Universidades e o ensino superior. Na sua recente análise do panorama pólitico português, em entrevista ao “Jornal i” o professor de filosofia da Universidade de Coimbra, Alexandre Franco de Sá, ainda se queixou do facto que…

  • [Público] O mito de esquerda e a prática académica

    O discurso de que as universidades públicas são espaços de doutrinação académica de esquerda já se tornou comum no debate político, tanto nos círculos de direita, quanto como nos de extrema-direita. Ainda em 2019, o atual Presidente do Brasil Jair Bolsonaro em um post no Twitter, alertou que “o ambiente acadêmico com o passar do…

  • [SetentaEQuatro] Quem tem medo do Totalitarismo?

    Há 70 anos foi publicada a obra que redefiniu o cenário político do século XX. Em 1951, a filósofa alemã de origem judaica Hannah Arendt publicou o livro As Origens do Totalitarismo e, entretanto, o National Review e o jornal francês Le Monde consideraram-no um dos 100 melhores livros do século XX. No entanto, além dos elogios e do impacto indiscutível da obra, também…

Sou a Marcela

Bem-vind@s neste blog onde tento juntar as coisas que tenho escrito. Sou filosofa e jurista Luso-Brasileira, e combino minha vida académica com ativismo anticapitalista, antirracista e feminista.