Blog Posts

  • [Público] 150 anos da Comuna de Paris: A luta das mulheres na primeira revolução proletária da história

    O mês de março do ano de 2021 assinala os 150 anos daquele que é considerado como um dos exemplos mais importantes da implementação da democracia popular – a Comuna de Paris – uma das revoluções proletárias mais importantes da história. Muitas interpretações se apresentaram após este marco histórico e político, algumas tornando-se clássicas, como…

  • [Carta Maior] Para Além da representatividade: as mulheres no espaço político em Portugal

    De acordo com dados publicados pelo Eurostat, a proporção de mulheres no Governo e no parlamento português supera os 36%, o que coloca Portugal acima da média da União Europeia. A chamada Lei da Paridade, adotada por 23 países da UE, inclusive por Portugal (Lei Orgânica nº 3/2006, de 21 de agosto, instaurada no ciclo…

  • [Público] Serve a vacina para uma democracia doente?

    Se o ano de 2020 marcou nossas vidas por termos sido acometidos por uma pandemia viral que parou as economias das menores às maiores potencias do mundo, o início de 2021 nos remete ao assombro dos perigos da crise de legitimidade do Estado, da racionalidade e da ciência que se veem postas em causa cada…

  • [Público] Eleições municipais no Brasil, um leve cheirinho de alecrim?

    No Brasil, no último domingo 15 de novembro, a primeira volta das eleições municipais iniciou o processo de definição não só dos novos vereadores e “prefeitos” (presidente da câmara) dos 5569 municípios brasileiros, mas deram um bom panorama dos rumos da política partidária no país para os próximos anos. Tão importante quanto perceber a queda…

  • [Carta Maior] Da Geringonça  Reformista ao Puzzle Fascista

    As últimas semanas de debate político em Portugal foram demarcadas pela discussão a volta do resultado das eleições legislativas regionais na ilha dos Açores. Dividido em três regiões principais: Açores, Madeira e Portugal continental, com processos eleitorais que costumam ocorrer em períodos diferentes, o Estado Português vê nessa disputa a definição não só dos novos…

Sou a Marcela

Bem-vind@s neste blog onde tento juntar as coisas que tenho escrito. Sou filosofa e jurista Luso-Brasileira, e combino minha vida académica com ativismo anticapitalista, antirracista e feminista.